Tenho receio de que meu pênis seja pequeno…
qual o tamanho de um pênis “normal”?

O tamanho do pênis é sempre uma das maiores dúvidas que surgem na adolescência e as comparações nessa fase são muito comuns entre os meninos. Sempre no grupo terá um que se vangloriará do tamanho do seu pênis, mesmo que seja completamente normal.

Normalmente o pênis varia de 5 a 10 cm quando está totalmente flácido, com cerca de 2 cm de diâmetro.
Durante a ereção o tamanho pode chegar a 12 cm e 3 cm de diâmetro. A preocupação do tamanho do pênis só deve acontecer quando tiver um tamanho menor de 7 cm durante a ereção. O pênis pequeno verdadeiro está mais relacionado a síndromes genéticas, alterações hormonais durante a vida fetal (micropênis) e más-formações do pênis junto à bolsa testicular.
Todas essas condições são vistas já no nascimento. Uma causa bastante comum de preocupação com “pênis pequeno” acontece nos jovens obesos, condição em que a gordura local esconde o pênis e o faz parecer menor do que realmente é.
Ao emagrecer, o pênis “volta” a ter o seu tamanho normal. Importante também ressaltar que o tamanho do pênis não tem nenhuma relação com o tamanho de outros órgãos ou de outras partes de nosso corpo, como nariz, mão, pernas ou orelhas.

Dica! Não entre nesta paranoia!!! A competição de quem tem o tamanho maior de pênis é muito comum e não leva a lugar algum… E lembre-se: mais vale um pequeno brincalhão do que um grande bobalhão!!!

Fonte: Portal da Sociedade Brasileira de Urologia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *