O rim é o objeto de estudo tanto dos urologistas, quanto dos nefrologistas. O que basicamente diferencia um profissional do outro é o escopo de trabalho. Enquanto o nefrologista é um clínico especializado em tratar o paciente com várias doenças associadas ao rim, o urologista é um cirurgião de formação, que realiza cirurgias no trato urinário de homens e mulheres e nos órgãos genitais masculinos. É ele também o médico responsável pelo exame preventivo da próstata.

O mais comum no dia a dia dos nefrologistas são casos de insuficiência renal, aguda ou crônica, com necessidade ou não de diálise. Geralmente quem procura este profissional veio encaminhado por outros médicos.

O urologista, por sua vez, tem na cistite, cálculo renal, câncer de pênis e de testículo, disfunção erétil e infertilidade masculina seus maiores números de atendimento. Além dos rins, uréteres, bexiga urinária e uretra, este profissional trata dos seguintes órgãos do sistema reprodutor masculino: testículos, epidídimos, ducto deferente, vesículas seminais, próstata e pênis.

Cuide bem da sua saúde: conte com a Uroclínica!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *