O ideal é realizar o autoexame mensalmente. O melhor momento é após o banho quente, pois a água quente relaxa o escroto e facilita o processo
Fique em pé, em frente ao espelho, e procure observar alguma alteração na região como: alteração no tamanho dos testículos, sensação de peso no escroto, dor no abdômen inferior, na virilha, nos testículos ou no escroto, líquido que sai do escroto.
Examine cada testículo com as duas mãos, para isso, posicione o testículo entre os dedos indicador, médio e polegar e movimente-o. O autoexame não deve causar dor. É normal se observar que um dos testículos parece ser maior que o outro.
Localize o epidídimo, canal localizado atrás do testículo que coleta e carrega o esperma. Isso é importante para conhecer essa estrutura e não confundir com uma massa suspeita.
Geralmente o sinal mais comum do câncer de testículo é o aparecimento de um nódulo duro, geralmente indolor, mas deve-se ficar atento a outras alterações, como aumento ou diminuição no tamanho dos testículos, nódulos ou endurecimentos, dor imprecisa na parte baixa do abdômen, sangue na urina e aumento ou sensibilidade dos mamilos.
Caso sejam observadas essas alterações, é fundamental procurar avaliação de um médico urologista.
➡ Uroclínica Umuarama
Rua Antonio Ostrenski, 3831 – Umuarama – PR
☎ (44) 3622-1886 – Whatsapp https://bit.ly/2XHYEfY – 44 9841-5960
mailto:atendimento@uroclinicaumuarama.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *