Como fazemos para visualizar os segmentos uretrais, o interior da bexiga e a porção terminal dos ureteres? Por meio da vídeo cistoscopia. Exame endoscópio que dura cerca de 20 minutos, e realizado com o uso de um cistoscópio, a vídeo cistoscopia poder ser feita com anestesia local, mas em alguns casos exige a geral.

Pelo cistoscópio o médico introduz soro fisiológico para encher a bexiga do paciente e permitir uma melhor visualização de suas paredes. Na extremidade do cistoscópio estão lâmpadas de xenon e halógenas e uma minicâmera, que transmite por fibra ótica imagens para um monitor.

O exame é indicado, principalmente, para diagnóstico e acompanhamento de distúrbios das vias urinárias, diagnóstico e acompanhamento dos tumores da bexiga ou da uretra, diagnóstico de infecções recorrentes da bexiga, problemas resultantes de cálculos na bexiga e realização de biópsia endoscópica da bexiga ou da uretra.

Existem dois tipos de cistoscopia: a rígida e a flexível. A rígida é mais indicada para os casos que exigem coleta para biópsia (tem um canal por meio do qual instrumentos cirúrgicos podem ser passados para facilitar a coleta). Também é a que requer, muitas vezes,anestesia geral.

Já a flexível é realizada por meio de um endoscópio de fibra óptica fino e flexível. Este é passado cuidadosamente pela uretra, podendo seguir através de suas curvas até dentro da bexiga. O procedimento é feito sob anestesia local, com o paciente acordado.

Quer saber mais detalhes? Consulte um de nossos profissionais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *