Você sabia que existe um exame que permite averiguar a velocidade com a qual a urina é expelida e o volume que é eliminado durante a micção? Pois ao realizar a urofluxometria, o urologista consegue recolher informações sobre o tempo necessário para urinar, a força do jato urinário, a continuidade do mesmo, a quantidade da urina expelida e o tempo que demoramos para esvaziar a bexiga.
Entre os sintomas que levam o urologista a solicitar a realização da urofluxometria estão: dor pélvica, dor ao urinar, incontinência urinária, dificuldade no início e durante as micções e dificuldade em esvaziar completamente a bexiga.
O exame é realizado com o uso de um equipamento (recipiente próprio para cada um) que recolhe a urina, e um computador, que possuiu alguns sensores acoplados. Os sensores registram os valores e, posteriormente, processam.
Não é necessária qualquer preparação para realizar a urofluxometria, a não ser, ingerir água minutos antes do exame, de modo a que o paciente tenha vontade de urinar normalmente. O exame dura apenas alguns minutos.